Requerimento de Mobilidade Acadêmica Nacional


Alunos da UNIR para outra Instituição Federal de Ensino Superior

 

UNIR para outras IFES

 

1º PASSO: Entregar a solicitação de mobilidade no Departamento no qual o discente está matriculado observando o prazo de até 31 de Março para 2º semestre letivo do mesmo ano, ou 31 de Agosto para o 1º semestre letivo do ano seguinte, com seguintes cópias (autenticadas em cartório ou pela própria instituição) dos documentos abaixo:

 

  • Requerimento do Programa de Mobilidade Acadêmica Convênio ANDIFES e Plano de Estudo (anexo);
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Histórico acadêmico (constando no máximo 2 reprovações, em semestres diferentes);
  • Matriz Curricular do curso (UNIR);
  • Ementas das disciplinas solicitadas (UNIR);
  • Correspondência (e-mail) da IFES receptora informando a disponibilidade de vaga para o semestre pretendido.

 

2º PASSO: O Departamento deverá encaminhar à Coordenadoria de Programas/PROGRAD/UNIR, até 30 de Abril (para Mobilidade no 2º semestre letivo do mesmo ano) ou 30 de Setembro (para Mobilidade no 1º semestre letivo do ano seguinte), toda a documentação descrita no 1º passo, sob a forma de processo SEI, juntamente com:

 

 

3º PASSO: Posteriormente, a Coordenadoria de Programas/PROGRAD/UNIR encaminhará o processo ao Coordenador Local de Mobilidade Acadêmica para análise do pedido. Em caso de deferimento, o Coordenador encaminhará para a IFES receptora, até 31 de maio (para Mobilidade no 2º semestre letivo do mesmo ano) ou 31 de outubro (para Mobilidade no 1º semestre letivo do ano seguinte), a Carta de Apresentação com cópia da documentação do requerente, para análise do Plano de Estudo, das ementas das disciplinas solicitadas e para aprovação e efetivação da matrícula.

 

4º PASSO: Se deferido o pedido, o Coordenador Local de Mobilidade Acadêmica da IFES receptora enviará à UNIR a Carta de Aceite do pedido do discente. A IFES receptora além de enviar a Carta de Aceite deverá também enviar à Coordenadoria de Programas/PROGRAD/UNIR, endereçado ao Coordenador Local de Mobilidade Acadêmica da UNIR, o comprovante de matrícula do discente.

 

5º PASSO: A Coordenadoria de Programas/PROGRAD/UNIR encaminhará o processo com o comprovante de matrícula para a DIRCA ou SERCA para registro da Mobilidade, com cópia para o Departamento.

 

6º PASSO: Semestralmente, a IFES receptora deverá encaminhar o atestado dos conceitos das disciplinas cursadas, o qual deverá ser encaminhado à DIRCA ou SERCA para registro no Histórico Acadêmico.

 

 

 


Alunos de outra Instituição Federal de Ensino Superior para a UNIR

 

de outras IFES para UNIR

 

1º PASSO: Fazer um requerimento na IFES de origem, solicitando a participação no programa de Mobilidade Acadêmica, com cópia (autenticada em cartório ou pela própria instituição) dos seguintes documentos:

 

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência e informar o meio de para contato e demais comunicação (e-mail e telefone);
  • Atestado de matrícula (atual, carimbado e assinado);
  • Histórico acadêmico (constando no máximo 2 reprovação em semestres diferentes);
  • Relação das Disciplinas que pretende Cursar e respectivas cargas horárias;
  • Matriz Curricular do curso (instituição de origem);
  • Ementas das Disciplinas solicitadas (instituição de origem);
  • Matriz Curricular do curso (UNIR);
  • Ementas das disciplinas solicitadas (UNIR);
  • Plano de Ensino deferido pelo Departamento de origem, verificando se preenche os requisitos do Convênio ANDIFES, de 26 de Outubro de 2011 e as resoluções das instituições de origem;
  • Cópia da Ata de Deliberação do Conselho de Departamentos;
  • A instituição de origem seguirá os trâmites internos e encaminhará a documentação e a Carta de Apresentação para UNIR/PROGRAD em nome do Coordenador local da ANDIFES até o dia 31 de Maio para o 2º Semestre do ano corrente, ou até 31 de outubro para o 1º semestre do ano seguinte.

 

2º PASSO: A IFES de origem deverá enviar fisicamente a documentação supramencionada para a UNIR, no endereço: Universidade Federal de Rondônia - Campus José Ribeiro Filho; Prédio das Pró-Reitorias, 1º Andar - Sala 203 - Bloco 4A; Rodovia BR 364, Km 9,5 - Porto Velho/RO; CEP: 76801-059 e endereçadas ao coordenador local da Mobilidade Acadêmica, Professor Dr. Ciro Egoavil Montero.
A UNIR não analisará solicitações de Mobilidade Acadêmica enviadas via e-mail.

 

3º PASSO: Após o recebimento da documentação enviada pela instituição de origem, o Coordenador Local ANDIFES da UNIR encaminhará via Processo SEI toda a documentação ao Departamento do curso solicitado, o qual aprovará ou não o plano de trabalho da Mobilidade Acadêmica.

 

4º PASSO: Aprovado o plano de trabalho, o Departamento deve encaminhar o processo à Coordenadoria de Programas/PROGRAD/UNIR que procederá com os devidos registros e enviará à IFES de origem a Carta de Aceite.

 

5º PASSO: A Coordenadoria de Programas/PROGRAD/UNIR enviará a documentação para a DIRCA que aguardará o acadêmico para e efetivação da matrícula.

 

6º PASSO: Uma vez efetivada a matrícula, a DIRCA encaminhará o atestado de matrícula para a Coordenadoria de Programas/PROGRAD/UNIR que enviará o comprovante de matrícula do aluno para a IFES de origem, em nome do Coordenador Local da ANDIFES.

 

7º PASSO: Semestralmente, a DIRCA enviará à IFES de origem o atestado dos conceitos das disciplinas cursadas.

Atualizado em: 08/10/2019