Monitoria Acadêmica


UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD/UNIR, através da Coordenação de Programas da Diretoria de Regulação Acadêmica - DRA

LEGISLAÇÃO: Resolução nº 388/CONSEA, de 09 de abril de 2015.


REQUISITOS: Disponibilidade orçamentária anual para o Programa de Monitoria Acadêmica.
 

1. A função do monitor será exercida por discentes, que tenham cursado no mínimo dois períodos letivos, tenham cursado a disciplina objeto da monitoria, e que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UNIR classificados em processo seletivo realizado pelo Departamento Acadêmico preferencialmente a que se vincule a disciplina ou disciplinas objeto(s) daseleção.

2. O Programa de Monitoria da Universidade abrangerá dois tipos de monitores:

I - Monitor Remunerado: aquele a quem será concedida a bolsa mensal, cujo valor terá como referência o valor pago pela Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq no ano de sua concessão, sendo vedadas alterações de valor no decorrer do exercício financeiro;

II - Monitor Voluntário: aquele que participa do Programa de Monitoria Acadêmica, mas não será remunerado, estando, entretanto, sujeitos às mesmas normas e deveres que o monitorremunerado.

3. As atividades do monitor não poderão coincidir com suas obrigações acadêmicas em função das disciplinas em que estiver matriculado ou com as obrigações das atividades externas à Universidade, podendo ser exercidas no período matutino, vespertino ou noturno, conforme Plano de Trabalho definido pelo Professor Orientador.

4. A seleção de monitores será realizada anualmente em prazo previsto no Calendário Acadêmico e terá validade conforme Plano Anual de Monitoria, somente para os Departamentos adimplentes com o Programa deMonitoria Acadêmica.

Atualizado em: 14/11/2019